PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA CIDADE DE VITÓRIA

PROJETO DE PESQUISA: PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA CIDADE DE VITÓRIA

Coordenadora: Jacyara Silva de Paiva

Essa pesquisa se justifica como continuidade dos estudos realizados no mestrado e doutorado que buscaram compreender e visibilizar outros contextos educativos para além do contexto escolar. A pesquisa é pertinente em um contexto que se verifica a tentativa de sistematização de conhecimentos produzidos com práticas educativas em diferentes espaços, nos diversos Estados do Brasil. Vitória tem sido uma capital com um rico contexto de práticas educativas fora do espaço de sala de aula. Como aparecem estas questões relativas aos processos educativos em diferentes espaços? Quais as sistematizações existentes destas práticas pedagógicas? É possível identificar a relação entre os conhecimentos produzidos nas práticas educativas em diferentes contextos na cidade de Vitória com as práticas educativas escolares? Quais as possibilidades de aproximação da educação escolar e a educação social na cidade de Vitória? A pesquisa tem como objetivo identificar os processos educativos sociais na cidade de Vitória que acontecem em outros territórios para além da escola, sistematizar práticas educativas sociais que se apresentam no contexto social, analisar as metodologias existentes na educação social no contexto da cidade de Vitória. Esperamos como resultados a Identificação de todos os espaços educativos sociais da cidade de Vitória, identificação do perfil do Educador Social que atua nestes espaços educativos. Sistematização das metodologias utilizadas no trabalho Educativo Social em Vitória. Através do projeto pesquisa temos realizados semestralmente seminários os quais contamos com a presença de educadores de vários espaços educativos de Vitória.

Palavras chave: Educação Social, Educador Social, Pedagogia Social