Relações Raciais e Ações Afirmativas

O grupo de estudos "Relações Raciais e Ações Afirmativas" é ministrado quinzenalmente nas Terças-Feiras, a partir das 18h30, pela Profª Drª Andrea Bayerl Mongim e o Profº Drº Sérgio Pereira dos Santos, sendo ofertado pelo Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA's) pertencente ao Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB/UFES). Assim, segue infra, algumas informações ademais sobre o mesmo:

Ementa:

Objetivos

Objetivo geral:

Analisar e discutir a produção do conhecimento sobre as Ações Afirmativas no ensino superior no contexto das relações raciais brasileiras, dentro das atividades do Observatório das Políticas de Ação Afirmativa (OPAA) da Ufes, visando a problematização e a produção de práticas etnicamente referenciadas, dando cumprimento aos desdobramentos da Lei 12.711/2512 na Ufes, referente à reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e alunos de escolas públicas pelas Instituições de Ensino Superior. Para isso, há a necessidade de acesso à produção teórica/acadêmica e militante acerca das Ações Afirmativas no mundo e no Brasil, considerando suas variadas, complexas e conflitantes interpretações e perspectivas políticas no contexto social e educacional brasileiro. 

Objetivos específicos:

  • Analisar as Teorias Científicas/Racialistas dos séculos XIX e XX na Europa e no Brasil;
  • Compreender a história das Ações Afirmativas no Mundo e no Brasil no contexto das demandas e das lutas dos sujeitos coletivos afro-brasileiros e minorias políticas;
  • Analisar a inserção das Ações Afirmativas no aparto jurídico norte-americano e brasileiro;
  • Estudar as concepções filosóficas/sociológicas de igualdade/universalismo e de diferença/particularismo;
  • Analisar os conceitos de Políticas de Redistribuição e Políticas de Reconhecimento; 
  • Analisar as proposições, os conceitos e as formas de implementação das Políticas de Ações Afirmativa no ensino superior brasileiro;
  • Analisar as interpretações das Políticas de Ações Afirmativas para a população afro-brasileira nas universidades brasileiras, principalmente as veiculadas na imprensa, na academia e no Ensino Médio;
  • Analisar a Lei 12.711/2012 e seus desdobramentos no ensino superior brasileiro e capixaba.
 
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